fevereiro 19, 2011

Pão Caseiro e de Beterraba


Ingredientes
3 ovos
2 copos de leite morno
1 xícara chá de açúcar
1/2 xícara chá de azeite ou óleo
1 pitada de sal
1 envelope de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto

Em um tigela misture o fermento com duas colheres de açúcar e um 1/2 copo do leite. Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida coloque os ovos, o azeite, o restante do leite e o sal. Misture e vá colocando o trigo aos poucos mexendo com uma colher de pau ou uma espátula conhecida por pão duro. Não chega a ir 1Kg de farinha. Lembre de ir raspando a borda e agregando ao restante da massa. Adicione sem medo umas 6 xícaras de trigo, sempre peneirando xícara por xícara. Fica um pouco pesado de misturar com a colher, mas é assim mesmo. Após as 6 xícaras,vá adicinando aos poucos, meia xícara por vez. Coloque a massa em uma superfície limpa e polvilhada com trigo, polvilhe as mãos também, pois irá grudar a massa. Sove por 5 a 10 minutos, cuidando para polvilhar trigo apenas o necessário para a massa não grudar, do contrário, vai ficar duro demais.
Volte para uma tigela ou bacia e deixe descansar até dobrar de volume. Importante: o lugar deve ser seco e sem corrente de ar!
Em seguida sove a massa novamente, divida em duas e abra em formato retângular usando o comprimento da forma que será usada como medida. Enrole como um rocambole e coloque na forma untada e polvilhada. Bata um ovo e passe por cima para dourar. Deixe crescer por 1 hora e lever pra assar em forno pré aquecido 180C°. Rende dois pães.

Se quiser fazer o de beterraba é só colocar uma porção de beterraba cozida ralada antes de enrolar o pão. Fica uma delícia! Até meu marido que é avesso à legumes, provou (precisou de um empurrãzinho!) e adorou! Risos...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...