janeiro 03, 2010

Pra começar o ano bem!

Gente eu quis começar o ano de 2010 comendo uma coisa que adoro: camarão!
Pode parecer bobeira, não importa, meu primeiro almoço desse ano foi bobó de camarão! O coisa boa, risos... E como não deixaria de ser, aí vai a receita que dá para 10 pessoas (pessoas normais, se for mulheres de dieta conta o dobro), óbvio que tive que fazer apenas meia, assim meu marido e eu almoçamos e jantamos bobó!


2kg de camarão, com casca;
1kg de mandioca descascada;
2 cebolas médias picadas;
500g de tomate maduro picado sem pele e sem sementes (gente com a crise que tá não disperdiso nada, mas fica a critério de cada um);
1 x de leite de coco (240ml);
¼ x de azeite-de-dendê (confesso que pra mim é meio forte, não usei);
sal, pimenta e coentro a gosto.

Preparo
Descasque os camarões e coloque as cascas pra ferver por 5 minutos. Escorra e reserve o caldo.
Corte a mandioca em pedaços e leve para cozinhar no caldo de cascas até ficar macia e reserve 2 x e meia do caldo do cozimento.
No liquidificador bata a mandioca com um pouco desse caldo, vá acrescentando até obter um creme nem mto ralo nem mto grosso, entende :-)
Numa panela refogue bem a cebola com um pouco de óleo até dourar e junte o tomate e um pouco de água. Refogue até ficar bem desmanchado. Acrescente o camarão, tempere com o sal, a pimenta e o coentro. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.
Acrescente o creme de mandioca, o leite de coco e o azeite-de-dendê. Misture bem, verifique o sal e cozinhe até a fervura (é bom mexer sempre para não grudar no fundo da panela) e desligue. Pronto!
Com arroz branco, hum fica uma delícia!!!

Aprenda com minhas burradas: quando fizer o refogado, não deixe com muita água, do contrário, quando tiver adicionado todos os ingredientes e o bobó estiver completo, vai parecer sopa de camarão e tu vais perder uns 15 min. mexendo pra não queimar até reduzir a água e ficar no ponto certo.

OBS: esta receita tb foi tirada da Revista Claudia Cozinha Junho de 97, acredite se quiser! A foto é do meu bobó mesmo.
Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...